Defesa Civil alerta sobre a barragem atingir 100% da capacidade após chuvas

A Defesa Civil publicou, às 11h, neste domingo (16), um alerta sobre o nível das barragens de Ituporanga e Taió, devido às fortes chuvas que atingiram o Alto Vale do Itajaí nas últimas horas. O caso mais grave é da Barragem Sul, em Ituporanga, a qual já chegou aos 100% da capacidade, por volta das 8h30, quando começou a verter. Já a Barragem Oeste, em Taió, está com 92,7% do volume do reservatório.

As manobras de contenção iniciaram ainda na segunda-feira (10), quando os níveis em Rio do Sul estavam em 4,56 metros. A Defesa Civil informou que, durante a noite de sábado (15), foi iniciado o esvaziamento da Barragem de Ituporanga com a abertura de uma comporta, quando o nível do rio em Rio do Sul baixou para 5,75 metros.

Quanto a barragem de Taió, não foi operada, pois o nível do rio no centro do município estava acima de 7,70 metros. Na última leitura feita pela Defesa Civil, o nível havia baixado para 4,84 metros.

Porém, as chuvas entre a madrugada e a manhã de domingo, combinadas com a abertura da comporta de Ituporanga, provocaram um novo aumento no rio em Rio do Sul. O que já era esperado, segundo a Defesa Civil. O nível do rio está em 6,11 metros, segundo última leitura do órgão, às 11h. A expectativa é de que estabilize durante o dia.

A Defesa Civil, em nota, informa que o vertimento da Barragem Sul não é motivo de preocupação para as comunidades ribeirinhas. No momento, são penas laminas de água que passam pelo vertedouro. Os efeitos do vertimento serão sentidos em Rio do Sul, na noite deste domingo.