A Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito), iniciou, nesta quinta-feira (4), os estudos técnicos de viabilidade de implantação de radares de velocidade em alguns pontos de Balneário Camboriú. Em razão disso, nos próximos dias, uma equipe da BC Trânsito utilizará um radar móvel para análise das velocidades usadas pelos motoristas.
É importante ressaltar que o equipamento não será para autuação de infrações de velocidade. “O aparelho ele serve única e exclusivamente nesse momento para realização de estudo técnico, visando registrar as médias de velocidade que os veículos têm passado em vias de maior fluxo. Temos uma lei municipal que proíbe o uso de radar móvel para aplicação de autuação de infração de trânsito, então queremos tranquilizar que é apenas para estudo”, destacou o diretor-presidente da BC Trânsito, Beto Castilho.
As atividades já iniciaram no novo trecho da Avenida Martin Luther, nas proximidades da Rua Maracanã. “Vamos fazer esse estudo técnico em diversas ruas, principalmente aquelas que, por sua estrutura, trazem ao motorista a autoconfiança de acelerar o veículo acima do permitido, como na descida da Avenida Panorâmica, por exemplo. Depois, com base em todo o estudo realizado, podemos embasar possíveis implementações de radares fixos de velocidade”, declarou o diretor de Engenharia de Tráfego, Samir Cesário Pereira.
Durante os estudos técnicos, os analistas obrigatoriamente estarão com uniforme da BC Trânsito e, ao lado, terão uma placa indicativa, na cor verde com letras brancas, de “Estudo Técnico”.