Balneário Camboriú intensifica vacinação contra o sarampo

A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Saúde, com o apoio das secretarias de Turismo e de Segurança Pública, intensificará no município a vacinação contra o sarampo. A ação vem ao encontro da orientação da Secretaria de Estado da Saúde, e tem como objetivo imunizar as pessoas que ainda não tomaram a vacina em Santa Catarina, prevenindo possíveis surtos e garantindo a proteção da população.

A medida será adotada em todo país, levando em consideração os recentes surtos de sarampo ocorridos na Europa e América do Norte, sobretudo nos Estados Unidos, e também na América do Sul, em países como Argentina e Bolívia. A intenção é evitar a disseminação do vírus no Brasil.

Conforme explica a diretora da Vigilância Epidemiológica de Balneário Camboriú, Adriana Ribeiro, será realizada na cidade uma busca ativa das pessoas não vacinadas, iniciando nesta semana com os profissionais das secretarias de Turismo e Segurança Pública. “As equipes vão até estas secretarias e aplicarão as vacinas no local. É muito importante que quem não tomou a vacina contra o sarampo aproveite a oportunidade”, orienta Adriana.

A diretora explica que o sarampo é uma doença extremamente contagiosa, com potencial grave e associada a complicações sérias. “Nossa ação será estratégica, buscando um público-alvo a cada etapa, priorizando a população mais vulnerável e com risco de exposição”, afirma Adriana. De acordo com a diretora, o objetivo é reduzir o risco de entrada e circulação do vírus, especialmente por viajantes e trabalhadores que tenham contato direto com pessoas, como nas rodoviárias, taxistas e motoristas de aplicativos.

“É importante ressaltar que a transmissão do sarampo acontece por meio de secreções respiratórias expedidas por pessoas infectadas ao tossir, falar ou espirrar. A vacina é a principal medida preventiva”, orienta Adriana.

Visited 6 times, 1 visit(s) today