Operação Shamar inicia ações de combate à violência contra a mulher em SC

A Operação Shamar, de combate à violência contra a mulher, já contabiliza 387 prisões de autores de feminicídio e violência doméstica entre o dia 1º de agosto, quando teve início a ação, e as 12h desta quinta-feira (7). No período, 2.518 vítimas foram atendidas e 314 medidas protetivas de urgência foram solicitadas. 

A ação tem o objetivo de realizar ações preventivas, educativas, ostensivas e repressivas no enfrentamento da violência doméstica e feminicídio em todo o estado. A campanha será realizada até o dia 4 de setembro.

A operação Shamar, que em hebraico significa “vigiar” ou “proteger”, integra uma campanha nacional, liderada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e faz alusão ao aniversário da Lei Maria da Penha e ao “Agosto Lilás”, mês dedicado ao combate à violência contra as mulheres.

Em Santa Catarina, a coordenação é da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC) e a operacionalidade será feita pela Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica.

Entre as ações, serão desencadeadas atividades de inteligência preventivas, educativas, ostensivas e repressivas, visando o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. Isso inclui atendimentos às vítimas de violência, levantamento de mandados judiciais em aberto específicos de crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher e cumprimento de mandados de prisão.

 

 

Visited 2 times, 2 visit(s) today