Os catarinenses já podem pagar o IPVA utilizando o PIX a partir desta segunda-feira, além do IPVA, agora também poderão ser pagas por PIX as taxas vinculadas ao veículo, como licenciamento e registro.
Com o PIX, o pagamento será processado em poucos minutos. Essa nova modalidade também não fica limitada aos bancos credenciados, podendo ser realizada por meio de qualquer instituição financeira.
Estima-se uma economia de aproximadamente R$ 2,2 milhões com tarifas bancárias ao ano — a projeção considera que 30% dos pagamentos do IPVA e das taxas ocorram via PIX.
Atualmente, o PIX já é a forma de pagamento mais utilizada pelos brasileiros (76,4%), à frente do cartão de débito (69,1%) e do dinheiro (68,9%), conforme pesquisa divulgada pelo Banco Central no último mês de dezembro.
O que muda para o contribuinte
Com a nova opção de pagamento, o boleto do IPVA passará a contar com um QR Code que permitirá a quitação do imposto via PIX. O contribuinte poderá optar por pagamento em cota única ou parcelado em até três vezes, seja via PIX ou pelo tradicional código de barras.
Caso opte pelo cartão de crédito, ainda poderá parcelar em até 12 vezes.
Atenção aos golpes
Para gerar seu QR Code PIX, o cidadão deverá utilizar apenas o Detran Digital, sistema oficial de pagamento do Detran/SC. O acesso ao Detran Digital só é permitido com o login via GOV.BR, uma exigência que ajuda a diferenciar o sistema oficial de sites falsos criados para golpes.
A SEF/SC e o Detran/SC não enviarão QR Code PIX por qualquer canal – não será enviado e-mail nem SMS com o código do PIX. Caberá sempre ao cidadão emitir seu próprio QR Code por meio do Detran Digital.
“A modernização dos serviços traz mais praticidade para os catarinenses e mantém a segurança das operações em primeiro lugar. Reforçamos que o pagamento do IPVA via PIX deve ser feito exclusivamente pelo Detran Digital, garantindo tranquilidade e evitando golpes. O cidadão deve ficar atento e comunicar qualquer suspeita de fraude ao próprio Detran e à Polícia Civil”, reforçou o presidente do Detran/SC, Ricardo Miranda Aversa.