NEI do bairro Pioneiros será inaugurado neste sábado

O novo Núcleo de Educação Infantil (NEI) Pioneiros será  inaugurado neste sábado, em Balneário Camboriú.  O evento está marcado para às 14h e será destinada aos pais, alunos e colaboradores do núcleo.

O prédio tem 1.467,86 m² de área construída, dez salas de aula e estrutura completa para o atendimento de crianças de 1 a 5 anos. A nova unidade ampliará a capacidade de atendimento para mais de 200 alunos, sendo 76 novas vagas já a partir de segunda-feira (14), quando o atendimento começará no novo prédio.

Além da construção da nova unidade, também está sendo realizada pela prefeitura uma série de melhorias no entorno do núcleo. “Queremos garantir não somente o conforto dos alunos, mas também a segurança deles e de todos que residem próximo ao educandário”, pontua a prefeita. Neste sentindo, foi providenciada a pavimentação da via, melhorias na rede de iluminação pública e serviços de zeladoria, como pintura de postes e meio-fio. Também estão previstas as sinalizações horizontal e vertical, além da instalação de novos coletores de lixo no local.

Além disso, será instalada uma travessia elevada na Rua Miguel Matte, esquina com a Rua Alípio Evilásio Meirinho, visando a segurança dos estudantes no deslocamento de suas casas até a unidade de ensino. “Importante ressaltar também que já enviamos à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei Nº 177/2025, para que a rua passe a ser denominada Alípio Evilsásio Meirinho em toda a sua extensão, no trecho compreendido até a Rua Bibiano dos Santos”, ressalta a prefeita.

“Mais do que um novo núcleo de ensino infantil, estamos entregando uma série de melhorias à comunidade escolar. Isso porque temos o entendimento de que a escola vai muito além de suas paredes. Ela precisa estar inserida em um ambiente seguro, acolhedor e funcional. Então, cuidar do seu entorno é demonstrar compromisso com a educação de qualidade e respeito aos alunos, suas famílias e colaboradores do novo núcleo de ensino”, ressalta a prefeita.

Com a finalização da obra, o NEI Pioneiros deixa de ocupar um espaço alugado para atender aos estudantes em uma sede própria, planejada e construída conforme as necessidades dos alunos.

Parceria público-privada

A sede própria do NEI Pioneiros foi construída por meio de parceria público-privada. A unidade funcionava em um imóvel alugado e adaptado, que pertencia à FG Empreendimentos. Com a solicitação da empresa para uso do espaço, a solução veio por meio de uma contrapartida. A FG doou um novo terreno à prefeitura e construiu o núcleo atendendo todos padrões exigidos pelo Ministério da Educação.

Para a prefeita, Juliana Pavan, a nova escola representa uma grande conquista para a comunidade escolar. “A princípio, a ideia da antiga gestão era fechar o NEI Pioneiros e adquirir vagas na rede de ensino privada para os alunos dessa unidade. Mas, na época, os professores resistiram e buscaram apoio junto a autoridades, como os vereadores. Felizmente, a decisão foi revertida e hoje o novo NEI torna-se realidade, fruto da união entre sociedade, governo e iniciativa privada”, finaliza a prefeita, Juliana Pavan.

Visited 2 times, 2 visit(s) today