Unidades Básicas de Saúde de BC terão Dia D neste sábado

Neste sábado (12), acontece mais uma edição do Dia D nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Balneário Camboriú, das 8h às 17h. Diversos serviços básicos estarão disponíveis à comunidade, como testes rápidos, verificação de pressão e glicemia, consultas clínicas e de enfermagem (por meio de agendamentos), exames preventivos, assistência odontológica e fisioterapia. Além disso, a Farmácia Oeste, anexa à UBS do Bairro dos Municípios, também estará aberta para a entrega de medicamentos.

“Este será o sexto Dia D, ação que começou a ser realizada nas UBSs em fevereiro deste ano. Assim como nas edições anteriores, esperamos registrar um grande movimento nas unidades”, ressalta a secretária de Saúde, Aline Leal. O objetivo é garantir à população o acesso aos serviços básicos de saúde. Somados, já foram registrados cerca de 17 mil atendimentos nas cinco ações realizadas.

Nesta edição, o Dia D terá como tema hepatites virais. “Na oportunidade, as UBSs estarão com murais informativos sobre o tema e, além disso, abordarão o assunto nas salas de espera”, explica a diretora da Atenção Básica, Juliana Peron.

Além dos serviços de saúde, os pacientes podem aproveitar o Dia D para realizar ou atualizar o cadastro junto à UBS de referência. Para isto, basta apresentar um documento com foto e o comprovante de residência. Cabe ressaltar que, devido à obra de reforma, a UBS do Bairro Vila Real não irá participar da ação. Os pacientes desta unidade poderão buscar atendimento na UBS Municípios.

Prevenção

Durante o Dia D, as salas de vacina também estarão de portas abertas, oferecendo à comunidade todas as vacinas do calendário de rotina. A diretora da Vigilância Epidemiológica, Adriana Ribeiro, reforça a importância de que a população aproveite a oportunidade para se vacinar contra a gripe.

“Com a chegada do inverno, as doenças respiratórias aumentaram de forma significativa em todo estado e também em nosso município. Por isso, é importante que todos se vacinem, pois esta é a melhor forma de prevenção e também de evitar os casos mais graves”, orienta.

A vacina oferecida é a trivalente e protege contra três vírus do tipo influenza: H1N1, H3N2 e Influenza B. Ela está disponível para todos os públicos a partir dos seis meses. Até a segunda-feira (7), 34.918 pessoas haviam se vacinado contra a doença no município, o que corresponde a 45,81% da meta da Campanha Nacional.

Visited 4 times, 4 visit(s) today