Os alunos das escolas GEM Andrônico Pereira, EBM Clotilde Ramos Chaves, EBM Eliete Pereira Melo e EBM Lucinira Melo Rebelo, estão produzindo o projeto “Camboriú – A cidade da gente”. que vai resultar em um livro retratando os patrimônios materiais, imateriais e ambientais do município, como o Rio Camboriú, o Parque Linear e a Festa do Divino Espírito Santo.
Eles recebem orientação de seus professores e da equipe do projeto. Os estudantes serão protagonistas desse processo, escrevendo sobre os temas com base em pesquisas e vivências, sempre acompanhados por um escritor e uma ilustradora profissionais, que transformarão suas ideias em um livro rico em conteúdo e sensibilidade.
O projeto conta com apoio da Secretaria Municipal de Educação e patrocínio do Instituto Aegea e da Águas de Camboriú, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Serão distribuídos gratuitamente 2.600 exemplares do livro para as escolas da rede pública de Camboriú, que contarão ainda com uma formação específica para professores, garantindo o uso da obra em diversas disciplinas e promovendo a valorização da história local por muitas gerações. A coordenadora pedagógica do projeto, Giselle Germano, esteve no município nos dias 19 e 21 de maio para realizar atividades com os educadores e estudantes participantes.
Integrando a premiada coleção “A cidade da gente”, que já teve livros lançados em mais de 30 cidades do Brasil, o projeto destaca-se por transformar o olhar das crianças sobre o lugar onde vivem, incentivando o pertencimento, a leitura, a escrita e o reconhecimento da identidade cultural local.