Balneário Camboriú é o primeiro município de SC a adquirir novo inseticida para combate à dengue

Até a última sexta-feira (25), Balneário Camboriú registrava 221 casos de dengue. Destes, 95 são autóctones ou seja, contraídos dentro da cidade, 4 importados, 105 indeterminados e 17 seguem em investigação.

Com o objetivo de combater a doença, BC se tornou o primeiro município de Santa Catarina a adquirir o inseticida Fludora Co-Max, considerado um dos mais eficazes no controle do mosquito Aedes aegypti. A nova ferramenta de combate foi entregue nesta segunda-feira (28), acompanhada de capacitação às equipes da Vigilância Ambiental para aplicação correta do produto.

“Este inseticida tem mais de 80% de eficácia comprovada e é compatível com nosso minigerador. Ou seja, com uma aplicação conseguimos atingir uma área muito maior do que as aplicações realizadas com as bombas costais”, explicou a Secretaria de Saúde, Aline Leal.

O novo inseticida será utilizado em regiões com indícios de surto, ou seja, locais onde forem identificados vários casos no mesmo período. Nessas áreas, o uso será feito com o novo inseticida e minigerador, que cobre entre 50 e 100 hectares por aplicação. Já nas demais regiões, a aplicação segue com tradicionais bombas costais, que têm alcance de cerca de sete hectares.

A primeira aplicação está programada para esta terça-feira (29), às 18h30, no Bairro Vila Real, entre as ruas Dom Diniz e Araquari, abrangendo um raio de 34 hectares. “Uma questão muito importante de ressaltar é que este inseticida não atinge as abelhas, o que é uma preocupação de muitas pessoas”, complementou o diretor da Vigilância Ambiental, David Cruz.

O investimento municipal foi de R$14 mil para a compra de 20 litros do Fludora Co-Max. “A cada dois litros de inseticida, adiciona-se oito litros de água, totalizando dez litros de produto”, detalhou ainda o diretor.