Neste sábado, dia 8 de janeiro, o Secretário de Incentivo e Fomento a Cultura, André Porciúncula, fez um post que deve deixar os artistas lacradores ainda mais revoltados. Vale lembrar que o Secretário, passou a ser perseguido pela ala lacradora de artistas, após fazer algumas mudanças na lei Rouanet.
Uma das mudanças em destaque, anunciadas por André Porciúncula é sobre os grandes cachês, que tem agora como teto R$ 3 mil por artista individual. Conforme divulgou o secretário, este é um valor excelente para artistas em início de carreira e deixou claro, que não haverá exceções para celebridades.
Outra mudança na Lei Rouanet, divulgado pelo Secretário de Fomento da Cultura, será a proibição de receber do patrocinador por mais de dois anos. Esta medida de acordo com André vai acabar com o monopólio no setor cultural.
Em conclusão, André Porciúncula explicou que, após dois anos de patrocínio o projeto nunca mais poderá receber este patrocinador. Dessa forma, a Secretaria conseguirá alcançar o seu o objetivo final, que seria a descentralização da verba destinada como incentivo a cultura. Em outras palavras, seria menos verba para figurões e mais verba para os iniciantes.