Um casal estava trazendo um veleiro recém comprado do Rio de Janeiro para Porto Alegre, quando foi surpreendido pela chegada do vento sul em alto mar na costa do litoral em Navegantes, foi resgatado ontem a noite em Itajaí. Inicialmente eles pediram ajuda em um grupo náutico para atracar na Marina Itajaí e logo em seguida ficaram sem motor. Para piorar as condições de chegar num local seguro, houve um problema no leme e a embarcação “TINGUA II” começou a fazer água. A Marinha foi acionada e os bombeiros estão desde esta quarta-feira, 5, tentando fazer o resgate.
É difícil saber como uma embarcação vai se comportar em uma condição tão ruim de tempo como ontem e hoje, principalmente na primeira travessia. A hipótese é que eles tenham tentado usar a janela de tempo que tinha antes do vento sul chegar, mas não conseguiram e tiveram que encarar o mar. Muitos fatores podem ter levado a uma sequência de erros, falta de revisão, experiência, mau uso dos equipamentos.
“Estive mediando o resgate com a marinha ontem e no celular com a Denise, eles ficaram muito apavorados, com muito medo”, comentou Carolina Copello.
Nesta quinta-feira,6, pela manhã estão tentando o reboque do veleiro que ficou fundeado no local do resgate. As condições ainda são bem ruins, mas a previsão aponta que as rajadas de vento sul podem piorar no período da tarde.