Governo distribui mais de 110 mil doses nesta terça, 28, para a vacinação de adolescentes contra a Covid-19

A Vigilância Epidemiológica, distribui nesta terça-feira, 28, mais 116.290 doses da vacina contra a Covid-19 para dar andamento à vacinação dos adolescentes e garantir a aplicação da segunda dose na população adulta. Serão encaminhadas para as 17 Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica, 60.840 doses da Pfizer para serem utilizadas como dose um (D1) e 55.450 doses da Coronavac para serem usadas como dose dois (D2). São 37.750 doses da AstraZeneca para serem utilizadas como segunda dose; e 153.270 doses da Pfizer que devem ser utiliza

A distribuição dessas doses começa às 8h da manhã. As doses das centrais da Grande Florianópolis, Blumenau, Itajaí, Tubarão, Criciúma, Araranguá, Jaraguá do Sul, Joinville, Mafra, Lages e Rio do Sul serão enviadas via terrestre. Já as doses das centrais São Miguel do Oeste, Chapecó, Xanxerê, Concórdia, Videira e Joaçaba serão transportadas pelo avião do Corpo de Bombeiros Militar. A previsão é que todas as doses sejam distribuídas ainda na terça.

Importância da segunda dose

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica volta a reforçar a importância da segunda dose para garantir a proteção da população catarinenses e controlar a circulação do vírus em todo o estado. “ Somente com o esquema vacinal completo, de duas doses ou dose única, a pessoa pode se considerar imunizada e ter a garantia de que estará mais protegida de evoluir para formas graves da Covid-19 e até mesmo morrer caso seja infectado. Ao finalizar o esquema vacinal, a população também contribui para reduzir a transmissão do vírus, fazendo com que cada vez menos pessoas se infectem”, esclarece o diretor João Augusto Brancher Fuck.

Levantamento realizado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) nesta segunda, 27, mostra que 343.658 pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 não retornaram, no tempo adequado, para tomar a segunda dose. Deste total, 129.838 são de pessoas vacinadas com a AstraZeneca, 120.172 de pessoas vacinadas com a Coronavac, e 93.648 pessoas vacinadas com a Pfizer. Os dados são do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SiPNI), do Ministério da Saúde.