Santa Catarina tem semana de calor intenso e temporais isolados

O calor volta a ganhar força em Santa Catarina ao longo desta semana e contribui para a ocorrência de temporais típicos de verão. As temperaturas se elevam de forma acentuada durante as tardes e, mesmo à noite e na madrugada, a sensação de abafamento permanece, com máximas próximas dos 35°C em todo estado.

Entre segunda (09) e terça-feira (10), o calor mais intenso fica concentrado no Grande Oeste, onde as máximas variam entre 32°C e 35°C. Do Meio-Oeste aos Planaltos e ao Litoral, as temperaturas oscilam entre 27°C e 32°C. Nesses dias, os temporais ocorrem de forma bastante isolada, principalmente entre as tardes e noites, com maior concentração no Litoral Sul e na Grande Florianópolis Serrana. Apesar de pontuais, as instabilidades podem ser acompanhadas por raios, chuva intensa em curto período e rajadas de vento.

Entre quarta (11) e quinta-feira (12), o calor se intensifica em todas as regiões catarinenses. As máximas variam entre 33°C e 36°C, podendo atingir 37°C a 38°C em áreas do Oeste, Litoral Sul e Vale do Itajaí. O aumento das temperaturas, aliado à elevada disponibilidade de umidade, segue favorecendo a ocorrência de temporais isolados em todo o estado, especialmente entre o Meio-Oeste e o Litoral.

A partir de sexta-feira (13), a aproximação de uma frente fria reforça a condição para temporais em todas as regiões, principalmente dos Planaltos ao Litoral. Os temporais podem vir acompanhados de chuva pontualmente intensa, raios e rajadas de vento, enquanto as temperaturas seguem elevadas, com máximas próximas ou acima dos 35°C.

Tendência para o Carnaval

Durante os primeiros dias de Carnaval, a instabilidade permanece presente em Santa Catarina. No sábado (14) e no domingo (15), são esperados temporais típicos de verão entre as tardes e noites, com raios, chuva pontualmente intensa, rajadas de vento e eventual queda de granizo. A tendência é de que as instabilidades mais intensas se concentrem entre os Planaltos e o Litoral, influenciadas pela passagem da frente fria pelo mar.

O sistema também contribui para a redução das temperaturas, sobretudo entre os Planaltos, Vale do Itajaí e o Litoral. No Grande Oeste, porém, o calor persiste, com máximas ainda na casa dos 30°C.

Visited 3 times, 3 visit(s) today