Nos últimos dias foi constatada a alteração de odor e a presença visual de esgoto na região do Pontal Norte, no bairro Pioneiros, atingindo diretamente o Canal do Marambaia, em Balneário Camboriú. Segundo a Emasa, a situação foi identificada a partir de denúncias de moradores e também por técnicos da própria autarquia, que já iniciaram a investigação do caso.
De acordo com o o diretor-presidente da Emasa, Auri Pavoni, há indícios de que um emissário de esgoto tenha sofrido algum tipo de avaria, ocasionando o vazamento de efluente para o canal. “Trata-se de um projeto que não se mostrou tão eficiente, em uma obra relativamente recente, onde infelizmente foi decidido passar o emissário por dentro da galeria. Isso hoje dificulta muito a verificação, pois esse tipo de vazamento só consegue ser identificado quando o esgoto já aflora. No momento em que é percebido, normalmente já se trata de um dano de grandes proporções”, explicou.
Nesta sexta-feira (09), a Emasa intensificou as providências para identificar o ponto exato do rompimento. As equipes estão realizando inspeções em trechos onde há possibilidade de acesso humano e, paralelamente, providenciando o uso de equipamentos especiais, como robôs de inspeção, para locais sem acesso direto.
Conforme a autarquia, o conserto da avaria é considerado urgente. Assim que o ponto do vazamento for localizado, todas as medidas necessárias serão adotadas para o reparo do emissário e a contenção do esgoto lançado no canal.
A Emasa ressalta que o vazamento tem impactado negativamente os índices de balneabilidade na região do Pontal Norte e reforça que está empenhada em estancar o problema o mais rápido possível, minimizando os danos ambientais e garantindo a segurança sanitária da população.
