Fenômeno atua indiretamente sobre o estado e, combinado às altas temperaturas, aumenta o risco para enxurradas e tempestades severas ao longo do fim de semana
A formação de um ciclone extratropical entre a Argentina e o Uruguai provoca instabilidades ao longo do fim de semana em Santa Catarina. Apesar de não avançar sobre o estado, o fenômeno, aliado a altas temperaturas e à umidade, favorece a ocorrência de temporais em todas as regiões catarinenses, com risco alto para alagamentos e enxurradas, além da possibilidade de ventos fortes e queda de granizo.
Nesta sexta-feira (09), as temperaturas seguem acima dos 30°C na maior parte do estado, podendo ultrapassar os 35°C no Extremo Oeste. A exceção ocorre nas áreas costeiras, onde a circulação marítima mantém as máximas entre 27°C e 29°C.
O calor contribui para a formação dos temporais típicos de verão ao longo do dia, principalmente entre a tarde e a noite. No Grande Oeste, especialmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, os temporais podem se estender até a madrugada de sábado (10).
No decorrer do sábado (10), o ciclone se desloca em direção ao oceano, mas ainda favorece a ocorrência de chuvas em Santa Catarina. São esperadas tempestades em todas as regiões a partir do início da tarde, com maior intensidade durante a noite nas áreas litorâneas. Nesse dia, o risco é moderado a alto para ocorrências associadas a ventos fortes e granizo, como destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica, e chuva pontualmente intensa, como alagamentos e enxurradas pontuais.
No domingo (11), os temporais ganham maior intensidade no Litoral e em áreas próximas. Já no Grande Oeste, as instabilidades ocorrem de forma mais isolada, em função da entrada gradual de ar mais seco. Essa massa de ar contribui para que as temperaturas fiquem mais baixas no anoitecer, com valores próximos a 9°C no Planalto Sul e entre 10°C e 14°C no Grande Oeste. Durante a tarde, as temperaturas se elevam, principalmente no Litoral, com máximas em torno de 35°C no Litoral Norte, Litoral Sul e Grande Florianópolis.
A partir de segunda-feira (12), o tempo tende a ficar mais firme e seco, devido ao afastamento do ciclone para o oceano. As condições para temporais isolados são restritas ao litoral e ao norte catarinense. Já o calor permanece intenso, com predomínio de sol e temperaturas em torno dos 30°C.
Ao longo da próxima semana, o tempo apresenta características típicas do verão, com risco de pancadas de chuva entre a tarde e a noite, associadas às altas temperaturas e à umidade.
A Defesa Civil recomenda:
– Durante os temporais, busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.Em caso de ventos fortes, evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.
– Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
– Acompanhe as atualizações e alertas emitidos nos próximos dias nos canais oficiais da Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina.
