A iniciativa tem como objetivo apresentar os resultados alcançados pelos municípios da região na elaboração dos Planos de Contingência da Assistência Social (Plancon-AS), instrumento para orientar ações de preparação, resposta e recuperação em situações de desastres e calamidades públicas. O seminário também visa debater sobre a integração entre a Assistência Social e a Defesa Civil, destacando a importância da atuação conjunta para a proteção das famílias e populações vulneráveis.
Durante a programação, no dia 04/12, 8h30, as professoras do IFC Camboriú e coordenadoras do curso Técnico em Defesa Civil EaD, Cleonice Beppler (coordenação nacional), e Flávia de Souza Fernandes (coordenadora do curso regular), farão a palestra “Formação técnica em proteção e Defesa Civil: educação para a gestão de riscos, desastres e fortalecimento da rede intersetorial”.
A programação também contempla momentos de troca de experiências, com foco na ampliação do diálogo federativo entre municípios, Estado e União, reafirmando o papel estratégico da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC).
