Chamado de “GPS do Papai Noel”, a prefeitura de Balneário Camboriú, criou um sistema que possibilitará acompanhar pelo celular por onde o espetáculo Minha Noite de Natal está passando ao longo dos mais de sete quilômetros de extensão da Avenida Atlântica, evitando esperas indesejadas.
O objetivo de acordo com a a Secretaria de Governo, Inovação e Orçamento de Balneário Camboriú (Segov) é facilitar o planejamento das famílias que desejam assistir aos desfiles do Viva o Natal BC 2025
“A pedido da Secretaria de Turismo, e após ouvirmos os feedbacks da população depois do primeiro desfile (muitos relataram dificuldade em prever o momento exato em que os carros alegóricos passariam pela Avenida Atlântica e pelas três paradas de apresentação), nosso time da Divisão de Tecnologia da Informação desenvolveu uma solução para acompanhar o trajeto em tempo real. E fez isso em tempo recorde: em apenas 72 horas o sistema já estava pronto”, destaca a secretária interina de Governo, Inovação e Orçamento, Kattiúcia Villain.
O GPS do Papai Noel funciona da seguinte forma: um aplicativo desenvolvido pela equipe foi instalado em um dispositivo que estará em um dos carros presentes no desfile. O app é capaz de coletar informações sobre as coordenadas geográficas do dispositivo, atualizadas a cada 15 segundos. Essas informações serão disponibilizadas em tempo real em um endereço eletrônico, em breve disponível para acesso da população.
Quem acessar o link verá um mapa da cidade contendo os três pontos onde ocorrem as apresentações dos pocket shows: o primeiro show é realizado na altura da Rua 3000; já a segunda parada ocorre na Praça Almirante Tamandaré; por fim, a terceira parada fica na altura da Rua 1131. O mecanismo permitirá que quem entre no endereço possa visualizar a localização exata dos carros alegóricos.
Um último teste deverá ser feito na noite desta quarta-feira (26), quando ocorre o segundo dos 12 desfiles previstos durante as próximas semanas. “Hoje será feito o teste oficial para avaliarmos a possibilidade de ajustes técnicos. Se tudo der certo, o sistema poderá ser utilizado pela população já no próximo desfile, que ocorre na sexta-feira (28)”, finaliza o diretor da Divisão de Tecnologia da Informação, Murilo Sodré.
