A Marinha do Brasil (MB) e a Sociedade de Propósito Específico (SPE) Águas Azuis realizaram a Cerimônia de Lançamento da Fragata “Tamandaré” (F200), a primeira, que dá nome à classe, das quatro previstas no Programa Fragatas Classe “Tamandaré” (PFCT). O evento foi realizado na thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul (tkEBS), em Itajaí, Santa Catarina. O PFCT é considerado o mais inovador projeto de construção naval desenvolvido no Brasil, com mão de obra local e transferência de tecnologia.
A fragata lançada hoje tem alto poder combatente, é capaz de proteger a extensa área marítima brasileira, com mais de 5,7 milhões km², a “Amazônia Azul”, além de ter a capacidade de realizar operações de busca e salvamento, monitorar e combater ações de poluição, pirataria, pesca legal, dentre outras ameaças, e também atender a compromissos internacionais.
O PFCT tem como propósito modernizar a Esquadra brasileira, reforçando sua capacidade de garantir a soberania do País, além de incentivar o crescimento da indústria de defesa nacional e da cadeia produtiva necessária à construção dos navios em solo brasileiro. Ao longo do programa, serão criados mais de 6.000 empregos diretos e indiretos.
O Comandante da Marinha, Almirante Olsen, destacou a importância das riquezas naturais e o desmedido potencial econômico que abarcam as águas jurisdicionais brasileiras, que constitui estímulo impreterível para o Estado dispor de um poder naval com características de mobilidade, permanência, versatilidade e flexibilidade. “O Brasil é inviável sem o aproveitamento organizado do vasto domínio marítimo, um litoral com cerca de 7.500 km em confrontação com o Oceano Atlântico, por onde trafegam cerca de 95 por cento do seu comércio exterior”.
A SPE Águas Azuis é formada pela thyssenkrupp Marine Systems, pela Embraer Defesa e Segurança e pela Atech. O PFCT é gerenciado pela Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON). Desde a assinatura do contrato com a MB, em março de 2020, importantes avanços nas atividades construtivas foram alcançados, seguindo o cronograma estabelecido. A Fragata “Tamandaré” começou a ser construída em setembro de 2022, e tem previsão de ser entregue à Marinha no final de 2025.
