A passagem de uma frente fria por Santa Catarina traz chuvas e temporais isolados ao longo desta semana, mantendo o tempo instável em grande parte do estado. A Secretaria da Proteção e Defesa Civil (SPDC/SC) alerta para a ocorrência de pancadas de chuva por vezes intensas, acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. O período de maior atenção ocorre entre terça, 28, e quarta-feira (29), quando os volumes de chuva tendem a ser mais elevados.
Nesta segunda-feira, 27, a presença de instabilidades do centro ao leste catarinense mantém o tempo chuvoso no Litoral, Vale do Itajaí e Planaltos. Nessas regiões, a chuva é persistente e o risco é moderado para alagamentos, especialmente em locais onde os acumulados podem ser mais elevados. Já no Grande Oeste, há condição para temporais isolados entre a tarde e a noite, principalmente nas áreas próximas à divisa com o Paraná.
A instabilidade ganha força no Oeste a partir da tarde de terça, com a formação de uma baixa pressão atmosférica que favorece a ocorrência de temporais mais abrangentes na região. Até a noite, estes temporais tendem a diminuir, mas ainda se formam de maneira localizada no Meio-Oeste e Planalto Sul.
À medida que o sistema avança por Santa Catarina, todas as regiões permanecem com tempo chuvoso e os ventos se intensificam. A intensificação dos ventos mantém a chuva persistente entre o Litoral Sul, a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, especialmente, no decorrer de quarta-feira. Além disso, provoca agitação marítima em toda a faixa litorânea, com ondas de 2,5 a 3 metros de altura. O risco é moderado para atividades de navegação e pesca.
Por conta do tempo nublado, as temperaturas devem variar pouco ao longo dos próximos dias. Na maior parte das regiões catarinenses, as mínimas ficam em torno de 15°C e as máximas se aproximam dos 20°C. Apenas no Oeste, as temperaturas podem superar os 20°C, e nas áreas mais altas do estado, as mínimas podem se aproximar dos 10°C.
A tendência é de que o tempo comece a se estabilizar entre a tarde de quinta-feira, 30, e sexta-feira, 31, à medida que o sistema de baixa pressão se afasta para o oceano. Ainda assim, pancadas isoladas de chuva não estão descartadas, devido à combinação de calor e umidade.
