Em ato simbólico na manhã desta quarta-feira (15), a prefeita Juliana Pavan assinou uma série de documentos para a viabilização da reconstrução do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Ariribá. O ato, que também celebrou o Dia do Professor, ocorreu no local onde ficarão as futuras instalações da unidade: Avenida dos Tucanos, na esquina com a Rua Caboclinho, no Bairro Ariribá.
No ato, foram entregues aos representantes da Câmara de Vereadores os Projetos de Lei que solicitam a autorização para o governo efetuar seis desapropriações necessárias para a reconstrução do novo núcleo, que passa a se chamar NEI Ariribá – Dona Gina Packer Silva. No total, o NEI ficará em uma área de mais de 2,2 mil m². A prefeita também assinou, simbolicamente, a sanção da Lei n° 5.109, que autoriza a destinação de R$ 5 milhões para a reconstrução.
“Por determinado momento, professores da comunidade escolar do NEI Ariribá acharam que ele estava riscado do mapa da educação de Balneário Camboriú. E eu, por sempre acreditar na educação pública, já na própria campanha, assumi esse compromisso de reconstruir esse núcleo que foi destruído no passado. Parabéns a todos os professores, parabéns a todos que se dedicaram para que esse projeto saísse do papel. Logo nós estaremos aqui novamente para assinar a ordem de serviço e fazer, de fato, a reconstrução desse núcleo tão importante para Balneário Camboriú”, sinalizou a prefeita Juliana Pavan.
O evento também foi marcado pela homenagem ao servidor Antônio da Cunha Sanches, supervisor do CEM Presidente Médici e do NEI Vovô Alécio, que morreu após sofrer um acidente de carro na noite da última sexta-feira (10). Após um minuto de silêncio, os presentes soltaram balões brancos no ar.
“Todas as medidas administrativas, burocráticas, projetos, desapropriações e garantia de recursos foram tomadas em 2025, de modo que podemos afirmar e garantir que a obra inicia no primeiro semestre de 2026. Não é uma obra qualquer, é muito simbólica, porque a unidade foi destruída, demolida, funciona em prédio provisório, locado, e vai se transformar na maior unidade de ensino infantil do município”, disse o secretário interino da Educação, Leandro Índio da Silva.
NEI Ariribá está em espaço alugado
No fim de 2024, o NEI Ariribá começou a atender em instalações provisórias, em um espaço locado na Rua Maracanã, esquina com a Rua Maçarico. A mudança foi necessária em razão da expansão da Avenida Martin Luther, uma vez que o traçado da nova via passa justamente onde estava localizado o antigo prédio.
Apesar de se tratar de uma via projetada, aprovada por meio de lei municipal ainda em 2014, as gestões anteriores não providenciaram, em tempo hábil, a reconstrução de um novo prédio. Sendo assim, foi preciso alugar um espaço temporário para o funcionamento do NEI.
“É um momento muito especial, um momento histórico. O NEI Ariribá completou 25 anos e eu faço parte há 17 anos dessa história. Então, não há como não se emocionar, não há como não aplaudir, não há como não agradecer a cada gesto, a cada movimento, a cada esforço que foi feito pela construção do novo núcleo”, finaliza a gestora do núcleo, professora Neiva de Souza Fernandes.