A Aegea de Santa Catarina entende que a preservação dos rios e mares vai além do tratamento de esgoto: é também uma questão de conscientização e engajamento social. Por isso, as empresas no Estado – Águas de Palhoça, Águas de Bombinhas, Águas de Camboriú, Águas de Penha e Águas de São Francisco do Sul – e o Instituto Aegea desenvolvem projetos e parcerias que unem educação ambiental, esporte e fortalecimento comunitário para promover a saúde ambiental.
No litoral catarinense, por exemplo, a empresa apoiou o Dream Tour São Francisco do Sul, em parceria com a ONG Ecosurf e o Blue Keepers. A ação reuniu surfistas, comunidade e organizações ambientais para reforçar a importância da proteção costeira e do combate ao lixo no mar.
As concessionárias desenvolvem, ainda, o projeto Saúde Nota 10 em parceria com as prefeituras municipais. A intenção do projeto é fomentar o espírito de cidadania e preservação das águas desde cedo, nas crianças em idade escolar.
“Acreditamos que cuidar dos rios e oceanos é também inspirar e capacitar as pessoas para que sejam parte dessa transformação. Ao unir saneamento, educação e participação social, conseguimos gerar mudanças duradouras”, destaca Reginalva Mureb, presidente das concessionárias em Santa Catarina.