Empresas Aegea de Santa Catarina reforçam ações de saneamento para preservar ecossistemas de rios e mares 

A Aegea de Santa Catarina vem reafirmando seu compromisso com a preservação dos rios e oceanos por meio de investimentos contínuos em infraestrutura e tecnologia para o tratamento de esgoto. Em todo o país, a companhia está presente em cerca de 50 municípios costeiros e, somente em 2024, tratou o equivalente a 53 mil piscinas olímpicas de efluentes nessas localidades, evitando que resíduos e poluentes cheguem ao mar. 

 

Esse trabalho resulta em impactos diretos e positivos na biodiversidade marinha. Em regiões como a Lagoa de Araruama (RJ), o retorno de cavalos-marinhos e o aumento de 26% no volume de pesca são exemplos concretos dos benefícios do saneamento adequado. Na Baía de Guanabara e na Lagoa Rodrigo de Freitas, a população de golfinhos, raias e tartarugas voltou a crescer. 

 

Em Santa Catarina, as concessionárias da holding – Águas de São Francisco do Sul, Águas de Penha, Águas de Camboriú, Águas de Bombinhas e Águas de Palhoça – também têm papel fundamental nesse esforço. Focadas no desenvolvimento sustentável dos municípios, as empresas atuam com o objetivo de universalizar tanto o abastecimento, quanto os serviços de esgotamento sanitário das cidades.  

 

“A saúde dos oceanos e rios começa no cuidado com a água que devolvemos ao meio ambiente. Nosso trabalho é garantir que ela volte limpa e sem poluentes, beneficiando não só a biodiversidade, mas também as comunidades costeiras”, comenta a presidente das empresas, Reginalva Mureb.  

Visited 2 times, 3 visit(s) today