A partir desta sexta-feira (15), motoristas que circulam pela Avenida do Estado Dalmo Vieira precisarão se atentar a mudanças no trânsito. A Prefeitura implantará, em caráter de teste, uma via reversa no trecho compreendido entre a Rua Flamingo, no Bairro Ariribá, e a Rua Uganda, no Bairro das Nações.
Na quinta-feira (14), as equipes concluirão a retirada dos canteiros restantes para que já na sexta-feira as alterações entrem em vigor.
Durante o período de testes, no sentido Norte-Sul, quem trafegar pela Avenida do Estado e chegar à altura da Avenida das Gaivotas poderá subir pela via para acessar a Avenida Martin Luther ou seguir em frente, passando pelo Hospital Unimed até a Rua Uganda. No sentido Norte, entre a Rua Uganda e a Avenida das Gaivotas, haverá três faixas de rolamento. Já no sentido sul, será mantida apenas uma faixa.
Os moradores do Bairro Ariribá que descerem pela Rua Flamingo não poderão mais cruzar em direção ao Bairro Pioneiros. Nesse caso, deverão entrar pela Rua Gaturamo e seguir até a rótula para acessar a Rua Miguel Matte.
A alteração terá duração inicial de 15 dias e contará com sinalização provisória feita com cones. Não será permitido mudar de faixa entre os dois sentidos no trecho delimitado. Durante esse período, agentes de trânsito atuarão de forma coordenada para reduzir os impactos no trânsito e garantir a segurança de quem circula pela avenida.
Conforme explicou o diretor-presidente da BC Trânsito, Beto Castilho, o objetivo é avaliar os impactos da mudança no fluxo viário antes de decidir pela implantação definitiva. “Importante frisar que é uma fase de testes, em que vamos monitorar o comportamento do fluxo, avaliar o tempo de deslocamento e verificar se a via reversa atende à demanda dos motoristas. Com base nesses dados, vamos decidir se a medida será mantida de forma permanente ou ajustada”, concluiu.