A partir de sexta-feira (15), a Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Saúde, iniciará a aplicação da segunda dose da vacina contra a dengue. A vacinação será exclusiva para as crianças e adolescentes que já tomaram a primeira dose, que começou a ser disponibilizada na cidade em maio, quando foram recebidas 1.390 doses da vacina, sendo todas elas utilizadas.
As vacinas foram enviadas pelo Ministério da Saúde, que também determinou o público-alvo da vacinação: crianças e adolescentes entre 10 e 16 anos. “É essencial que todas as pessoas que receberam a primeira dose procurem a Unidade Básica de Saúde (UBS) para a segunda aplicação, pois somente após a segunda dose é que a imunização é considerada completa”, orienta a diretora da Vigilância Epidemiológica, Adriana Ribeiro.
Ela também explica que apesar da aplicação da segunda dose iniciar no dia 15 de agosto, cada criança e adolescente precisa ficar atenta à data que se vacinou na primeira vez. “Por exemplo, se a pessoa tomou a primeira dose no dia 16, só poderá tomar a segunda vacina no dia 16. Se ela for até a UBS antes da data, não poderá tomar a vacina e terá que retornar no dia correto”, pontua Adriana. O prazo é de 90 dias após a primeira aplicação.
Esta foi a primeira vez que Balneário Camboriú recebeu doses do imunizante. “A vacina é uma importante forma de prevenção. Nossa expectativa é que todas as segundas doses recebidas sejam aplicadas, para completar o esquema vacinal. Nossa orientação é que os pais ou responsáveis não deixem de levar seus filhos para tomar a segunda dose da vacina”, ressalta a diretora.