Tradicional corte do bolo celebra os 61 anos de Balneário Camboriú

Balneário Camboriú celebrou seus 61 anos de emancipação com o já tradicional corte de bolo neste domingo (20). As comemorações começaram às 8h, no Bairro da Barra – berço histórico do município -, onde a população se reuniu para prestigiar o momento simbólico. Em seguida, a festa continuou na Rua 3100, no Centro, com o corte do bolo de 61 metros.

Ao todo, mais de 11 mil fatias foram distribuídas à comunidade, em um gesto de confraternização que marca o espírito acolhedor e festivo da cidade.

De forma inédita, o corte do bolo foi realizado primeiramente na Barra. “Começar esse dia tão especial aqui no Bairro da Barra onde tudo começou reforça ainda mais o nosso compromisso de valorizar a nossa história, a nossa essência. Apesar de Balneário Camboriú ser sinônimo de desenvolvimento e progresso, é uma cidade que também cultiva cada vez mais a sua cultura e a sua tradição. Nada melhor, portanto, do que celebrar o primeiro parabéns do dia aqui na Barra”, ressaltou a prefeita Juliana Pavan.

Roseni Salete dos Santos Cruz, artesã e moradora da Barra há 35 anos, celebrou a escolha do bairro para o início das comemorações. “O aniversário da cidade sendo comemorado aqui na Barra é sensacional. Participo todos os anos e tenho muito orgulho de morar neste bairro. Todo mundo que vem à Barra e à Praça do Pescador se encanta, ainda mais em um dia como hoje. É emocionante, sem palavras”, afirmou.

Às 11h, as comemorações continuaram na Rua 3100 com o corte do bolo de 61 metros. A abertura ficou por conta da Banda Municipal, que animou o público com sucessos da música nacional e internacional. Em seguida, o cerimonial teve seu ponto alto quando a população, em coro, entoou o clássico “Parabéns pra Você”, marcando o início do tão aguardado corte do bolo.

“É um momento histórico, a concretização da grandeza do povo de Balneário Camboriú, que construiu esta cidade maravilhosa. Hoje, temos aqui a presença do governador, de deputados, do presidente da Assembleia Legislativa – todos os olhares de Santa Catarina estão voltados para Balneário Camboriú. Isso mostra a importância que a nossa cidade tem para o estado. Estamos muito felizes por organizar e presentear a população com um lindo evento”, enfatizou o secretário de Assistência Social, Mulher e Família, Omar Tomalih.

Carla Rosana Bertussi, gaúcha que escolheu Balneário Camboriú como lar há três anos, participou do corte do bolo no Centro. “O bolo estava maravilhoso e foi servido com muito carinho. A cidade está em festa e ainda teremos o show do Jota Quest que vai abrilhantar ainda mais esse dia”, celebrou.

Estadualização do Hospital Ruth Cardoso

Durante a cerimônia, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, sancionou a lei que autoriza o estado a receber, por doação, o Hospital Regional Ruth Cardoso. Também estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, Júlio Garcia; o secretário de Estado da Agricultura, Carlos Chiodini; os deputados estaduais Napoleão Bernardes e Paulinha; a deputada federal, Carol De Toni, além de vereadores e secretários municipais.

O processo de estadualização teve início em junho, com a assinatura do Protocolo de Intenções entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Balneário Camboriú. Desde então, foram adotadas todas as medidas administrativas necessárias para viabilizar a transferência. Entre elas, a sanção da Lei Municipal nº 5.050/2025, que autorizou o município a transferir a estrutura, os serviços e a gestão do hospital ao Governo do Estado. Na sequência, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou o projeto de lei que permitiu ao estado formalizar o recebimento da unidade hospitalar por meio de doação.

Visited 7 times, 3 visit(s) today