Santa Catarina reforça segurança com testes de reconhecimento facial e uso de drones em eventos

Santa Catarina dá mais um passo no uso de tecnologia de ponta para reforçar a segurança pública com o início de uma nova etapa de testes do sistema de reconhecimento facial, agora integrado ao uso de drones, durante grandes eventos no estado. A operação é conduzida pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC) e tem como objetivo ampliar a capacidade de monitoramento e garantir mais proteção em locais com grande circulação de pessoas.

O primeiro uso da tecnologia será durante as comemorações do aniversário de Balneário Camboriú, nos dias 19 e 20 de julho. Os drones com câmeras de reconhecimento facial estarão em operação como apoio às forças de segurança, monitorando em tempo real os pontos de maior concentração de público.

Além disso, o sistema com câmeras fixas vai operar durante a Festa da Tainha, em Balneário Barra do Sul, dos dias 10 a 14 de julho. Os testes fazem parte de uma série de estudos de viabilidade técnica realizados pela SSP antes da implantação definitiva do sistema em outras cidades do estado.

“Queremos as famílias ocupando os espaços públicos, aproveitando os eventos com tranquilidade. Nosso compromisso é investir em segurança com inteligência, eficiência e respeito ao cidadão de bem. É mais uma estrutura à disposição das nossas forças para proteger o catarinense”, afirmou o governador Jorginho Mello.

 

Foto: Leo Munhoz / SECOM

Visited 4 times, 4 visit(s) today