Mais uma edição do tradicional arrasto de camarão marcou a manhã deste sábado,(05/07), em Balneário Camboriú. Ao todo, 23 embarcações participaram do arrasto simbólico, resultando na pesca de aproximadamente 65 quilos do crustáceo, da espécie sete barbas. Os barcos saíram do Rio Camboriú por volta das 8h e seguiram em direção ao mar, onde aconteceu o arrastão – atração que integra a programação oficial da 36ª Festa do Pescador.
“Para mim, o arrasto é o momento mais importante da festa. É um ato que demonstra a união dos pescadores e reforça nossa luta diária”, afirma o pescador Wagner Maria de Jesus, que reside no Bairro da Barra. Ele faz questão de participar do ato simbólico todos os anos. “Nasci e cresci no meio da pesca. É uma tradição que já vem dos meus avós”, pontua.
Quem também participou da ação foi o pescador Oziel Ramos da Silva. Nascido e criado no Bairro da Barra, ele recorda que começou a pescar ainda adolescente. “Desde criança, eu já acompanhava meus pais, que eram pescadores. É uma paixão que está no sangue e o arrastão é uma grande celebração. É muito legal participar”, afirma.
O presidente da Colônia de Pescadores Z-7, Valdelir Manoel da Silva, explica que o camarão pescado no tradicional arrasto é doado à entidade. “Nós limpamos e vendemos o camarão, como forma de arrecadar fundos para a manutenção da Colônia”, afirma. Todos os pescadores que participaram do ato são listados e recebem prêmios como forma de agradecimento. “É realizado entre eles um sorteio de brindes, mas todos ganham alguma coisa”, pontua o presidente. Neste ano, o sorteio e a entrega dos presentes acontecerá na Festa dos Pescadores, no domingo (6), por volta das 17h.
O diretor-presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Allan Müller Schroeder, ressalta a importância que a pesca artesanal do camarão tem para o município. “Diversas famílias de Balneário Camboriú vivem da renda desta pesca. O tradicional arrasto é uma forma de ressaltar esse patrimônio cultural e valorizar o trabalho destes pescadores”, afirma.
Festa dos Pescadores
A 36ª Festa dos Pescadores teve início na noite de sexta-feira (4) e segue até o domingo (6) com diversas atrações. O evento, organizado pela Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Fundação Cultural, e da Colônia de Pescadores Z-7, acontece na Praça do Pescador, no Bairro da Barra. Nesta edição, a festa comemora os 61 anos do município e o centenário da colônia. Artesãos da Barra e feirantes da Feira da Barra também estão participando do evento, com a comercialização dos seus produtos.
Alterações no trânsito
Quem vem pela Rua José Francisco Vitor, em direção à Passarela da Barra, deverá entrar na Rua Emanoel Pereira (Seu Kiko do Campo), de onde poderá acessar, em pista dupla, a Rua Antônio Domingos da Silva, tanto em direção à BR-101 quanto em direção ao bairro e Região das Praias Agrestes.
O bloqueio e o desvio estão sinalizados, sendo monitorados pelos agentes de trânsito. A desmontagem do contrafluxo e retorno ao trânsito normal serão realizados a partir de segunda-feira (7), após o fim do evento.
Programação
Sábado (5)
● 12h – Projeto + Música
● 14h – Alessandra Cipriane
● 15h – Alef Rová
● 16h – DJ Guesser
● 18h – Galera do Flashback
● 19h – Zanon Brothers
● 20h – Sertanejo André Luiz
● 22h – Luciano Guarise
Domingo (6)
● 11h – Início
● 12h – Rn Grupo Musical
● 14h – Maison Freitas
● 15h – Dj Guesser
● 17h – Premiação Colônia de Pescadores
● 18h – Grupo Balanejo
● 19h – Maria do Cais
● 21h30 – Legião Gaúcha