A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Repressão às Drogas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais, deflagrou na manhã desta terça-feira (1º de julho) a 2ª fase da operação “Gênesis”, voltada ao combate ao tráfico interestadual de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.
A operação resultou no cumprimento de dez mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão, além da determinação de medidas assecuratórias no valor total de R$ 37.189.201,00.
As buscas ainda resultaram na prisão em flagrante de três indivíduos, sendo dois em Campo Mourão/PR, com a apreensão de capulho, e um em Itajaí/SC, com aproximadamente 5kg de maconha.
As ações foram realizadas simultaneamente em três estados: Santa Catarina (nas cidades de São José, Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí e Joinville), Paraná (Foz do Iguaçu e Campo Mourão) e Rio Grande do Sul (São Leopoldo).
As investigações revelaram que a associação para o tráfico investigada utilizava agências de turismo como fachada para realizar a lavagem de dinheiro proveniente do transporte interestadual de entorpecentes e sua posterior comercialização no litoral catarinense.
A operação “Gênesis II” representa mais um importante passo no desmantelamento de redes criminosas que atuam no tráfico de drogas em âmbito interestadual, reforçando o compromisso das autoridades policiais com o combate ao crime organizado e à lavagem de capitais.