Uma reunião entre representantes das forças de segurança com a prefeita Juliana Pavan, na Prefeitura de Balneário Camboriú, definiu ações para reforçar a segurança no município. As decisões incluem operação especial na região central e o encaminhamento de mudanças na legislação.
Participaram da reunião o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, coronel Rafael Vicente, o Delegado Regional da Polícia Civil, Giancarlo Rossini, e o secretário de Segurança, Evaldo Hoffmann.
Uma das ações a serem efetivadas é uma edição do programa BC Mais Segura, a partir desta tarde, com saída no Calçadão da Avenida Central. A força-tarefa inclui PM e Guarda Municipal, e também a fiscalização de posturas, para identificar e coibir irregularidades.
A prefeita encaminhará à Câmara de Vereadores alterações legislativas em pontos sensíveis. Uma delas, por solicitação da Polícia Militar, envolve as autorizações para panfletagem na região central.
Outra medida é a solicitação para troca dos atuais contentores de resíduos, espalhados pela cidade, por modelos subterrâneos. As forças de segurança indicam que os contentores têm facilitado a atuação do tráfico de drogas em determinados pontos da cidade. A atual administração já requisitou a troca à empresa Ambiental.
Segundo dados oficiais da Polícia Civil, Balneário Camboriú tem registro de 416 flagrantes entre 1º de janeiro e 13 maio deste ano. É um dos melhores índices do Estado, o que demonstra ação forte e integrada das forças de segurança.
Operação BC Mais segura:
Nesta segunda-feira, a Polícia Militar já realizou a primeira Operação “BC + Segura”.
Houve a intensificação do policiamento em diversos bairros da cidade de Balneário Camboriú, para que a sensação de segurança e preservação da ordem pública transpareçam.
As guarnições efetuaram policiamento pela presença policial na área central da cidade durante todo o dia, bem como abordagens por fundada suspeita. A ação visa intensificar o policiamento ostensivo, coibir crimes e garantir maior sensação de segurança para moradores, comerciantes e turistas.
A operação mobilizou efetivos de diversas unidades da PM, incluindo o 12º Batalhão de Polícia Militar, a ROCAM, o Canil, a Cavalaria e equipes da inteligência. As ações ocorreram em pontos estratégicos do Centro, com abordagens a veículos e pedestres, fiscalizações em estabelecimentos comerciais e blitz de trânsito.
De acordo com o comandante da operação, tenente-coronel Vicente a presença em maior efetivo da PM tem como objetivo inibir delitos como furtos, tráfico de drogas e perturbação do sossego, especialmente em horários e locais de maior circulação.
Resultados preliminares da operação incluem:
•Prisões em flagrante;
•Apreensão de entorpecentes e objetos ilícitos (carregador de uma pistola 9mm);
•Fiscalizações com apoio de cães farejadores;
•Orientações de segurança a comerciantes e transeuntes.
A Operação BC + Segura faz parte de um conjunto de ações planejadas pela Polícia Militar para manter a ordem pública e reforçar o policiamento em áreas com maior fluxo urbano e turístico, bem como demais bairros do município.
A Polícia Militar segue comprometida com a segurança da população e continuará promovendo ações preventivas e repressivas em todo o município.