Neste sábado (15) acontece mais um “Dia D” em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Balneário Camboriú. A ação será realizada das 8h às 17h com diversos serviços e atividades para as famílias. A expectativa, segundo a secretária de Saúde, Aline Leal, é manter a média de atendimentos da primeira edição, realizada em fevereiro, quando mais de duas mil pessoas passaram pelas unidades.
A diretora de Atenção Básica, Juliana Peron, explica que durante todo o dia as unidades estarão com a equipe completa para o atendimento à comunidade. “Vamos ter médicos, dentistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Além disso, também estarão envolvidos na ação os agentes comunitários de saúde”, disse.
Segundo a diretora, além dos testes rápidos, procedimentos em geral e consultas clínicas, será possível verificar a pressão e a glicemia. “Já para as mulheres, será realizada a coleta do preventivo e elas também poderão solicitar o exame de mamografia”, disse. A diretora também reforça para que os usuários aproveitem o “Dia D” para atualizarem os dados do Cadastro Único de Saúde (Cadus). “É importante manter esse cadastro em dia pois para utilizar o serviço de Telemedicina (consultas online) o paciente precisa estar com os dados atualizados”.
Durante o “Dia D”, as salas de vacina também estarão funcionando e a orientação da Secretaria de Saúde é que os pacientes aproveitem a oportunidade para a atualização vacinal. Para isso, é importante levar até a unidade básica a caderneta de saúde.
Horário estendido
Para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, além do “Dia D”, promovido mensalmente, a Secretaria de Saúde também implantou no município o horário estendido em quatro UBSs. Agora, as unidades Central, e dos bairros das Nações, Municípios e da Barra atendem de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h (antes, o horário encerrava-se às 19h).