Município de Itajaí recebe certificação inédita pela eliminação da transmissão vertical do HIV

Itajaí recebeu uma certificação nacional inédita pela eliminação da transmissão vertical do HIV e o Selo Ouro de Boas Práticas rumo à eliminação de sífilis congênita. A solenidade ocorreu na quarta-feira (07), em Brasília. Somente Itajaí e outros três municípios de Santa Catarina foram contemplados.

“Estas ações, para eliminação do HIV de forma congênita, são esforços realizados em conjunto por todos os servidores da Secretaria Municipal de Saúde, desde o primeiro vínculo da paciente na Atenção Básica até os atendimentos no CEREDI, na maternidade, o trabalho da Vigilância Epidemiológica e do Laboratório Municipal, englobando todos os serviços de saúde”, afirma a diretora da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Paola Vieira.

Entre as principais ações desenvolvidas para obtenção da certificação está a realização de um pré-natal de qualidade nas unidades básicas de saúde do município, com a captação da gestante precocemente e a realização dos exames necessários. Destaque também para a assistência especializada às gestantes e crianças expostas ao HIV no Centro de Referência em Doenças Infecciosas (Ceredi) e a facilidade de testagem rápida para a doença nas unidades básicas e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do município.

“Esta certificação valida a luta de Itajaí contra a Aids, que começou há mais de 30 anos. Nosso objetivo sempre foi buscar a eliminação da transmissão vertical do HIV”, completou Paola.