Um mandado de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta quinta-feira (3) pela Polícia Federal (PF) em decorrência de aprofundamentos da Operação Poyais. O alvo da operação, que apura a prática de crimes contra a economia popular, por meio de fraudes com criptomoedas, é o empresário Francisley Valdevino da Silva, conhecido como ‘Sheik dos Bitcoins’.
O suspeito foi detido após ordens expedidas pela 23ª Vara Federal de Curitiba (PR). O empresário é suspeito de aplicar golpes com criptomoedas em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e no exterior.
Entre as vítimas estão a modelo Sasha Meneghel e o marido João Figueiredo. A modelo teve um prejuízo de R$ 1,2 milhão através das fraudes. De acordo com a investigação apurou, após a deflagração da Operação Poyais em outubro deste ano, que o responsável pela organização criminosa suspeita da prática no Brasil e no exterior de fraudes com criptoativos descumpriu diversas medidas cautelares da prisão impostas pela Justiça Federal.