Após reunião que durou cerca de três horas, o TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina) divulgou o tempo de exibição da propaganda eleitoral gratuita de cada partido ou coligação para candidatos ao governo do Estado, Senado, deputados federais e estaduais.
Gean Loureiro (União) é o que mais terá tempo no horário eleitoral gratuito, seguido de Décio Lima (PT).
A propaganda eleitoral gratuita no rádio e TV inicia na sexta-feira (26) e estará no ar até o dia 29 de setembro. Para o segundo turno, o horário eleitoral gratuito acontecerá entre 7 e 28 de outubro.
O horário eleitoral será exibido em dois blocos: nas emissoras de rádio das 7h às 7h25 e das 12h às 12h25. Na televisão, as exibições serão das 13h às 13h25 e das 20h30 às 20h55.
Nas segundas, quartas e sextas-feiras serão transmitidas, nesta ordem, propagandas dos candidatos a senador, a deputado estadual e a governador. Nas terças, quintas e sábados, serão veiculados os programas dos candidatos a presidente e a deputado federal.
Gean Loureiro, da coligação União Brasil, Patriota e PSD, terá o maior tempo de propaganda eleitoral no rádio e tv, com 2 minutos e 23 segundos. Odair Tramontin (Novo) e Ralf Zimmer (Pros) terão os menores tempo: 16 segundos para cada um.
Dois candidatos ao governo não terão direito ao horário eleitoral gratuito devido aos partidos não superarem a chamada cláusula de barreira — dispositivo que estabelece critérios para que siglas possam acessar fundo partidário e propaganda eleitoral gratuita: Alex Borges Alano (PSTU) e Leandro Borges (PCO).
Veja os tempos de cada candidato
- Gean Loureiro (União Brasil, Patriota e PSD) – 2 minutos e 23 segundos
- Décio Lima (Federação PT-PCdoB-PV, PSB e Solidariedade) – 2 minutos e 12 segundos
- Moisés (Republicanos, MDB, Podemos, PSC e Avante) – 1 minuto e 49 segundos
- Esperidião Amin (PP, Federação PSDB-Cidadania, PTB) – 1 minuto e 40 segundos
- Jorginho Mello (PL) – 43 segundos
- Jorge Boeira (PDT) – 37 segundos
- Odair Tramontin (Novo) – 16 segundos
- Ralf Zimmer (Pros) – 16 segundos
Entre os candidatos ao Senado, Raimundo Colombo (PSD), que tem na coligação o União Brasil e o Patriota, terá o maior tempo na propaganda eleitoral na tv e rádio com 1 minuto e 11 segundos. Seguido por Dário Berger (PSB) com 1 minuto e cinco segundos.
O menor tempo é de Luiz Barbosa (Novo) com oito segundos. Gilmar Salgado (PSTU) e Caroline Sant Anna (PCO) não estarão no horário eleitoral por seus partidos não superarem a chamada cláusula de barreira.
Ordem de votação
Ao final da reunião do plano de mídia com as emissoras de TV e rádio, o vice-presidente e corregedor geral do TRE-SC, desembargador Alexandre d’Ivanenko, pediu aos representantes dos partidos políticos que sugiram aos candidatos, que disponibilizarem de mais tempo no horário eleitoral, enfatizem a ordem de votação na urna eletrônica.
Primeiro o eleitor votará para deputado federal, são quatro dígitos e depois o “confirma”, em seguida deputado estadual, com cinco dígitos, e o “confirma”, para senador, mais três dígitos.
Depois para governador e vice-governador com dois dígitos e, por último, presidente e vice-presidente de votação, que também são dois dígitos
“Muito importante que os partidos solicitassem aos seus candidatos, aqueles que tiverem um tempo maior, que falassem sobre a ordem de votação. É muito importante e é uma coisa simples de se fazer”, comentou d’Ivanenko