Temporada de verão 2023: Duas companhias de navio farão escala em Itajaí

Nesta quarta-feira (06), aconteceu no auditório do Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira, uma reunião de trabalho sobre os preparativos quanto ao alfandegamento para o receptivo de navios transatlânticos. A intenção do encontro foi discutir sobre o gerenciamento de trânsito, embarque e desembarque de passageiros para a nova Temporada de Cruzeiros 2022/2023, em atendimento também das demandas destinadas a cada um dos setores e órgão intervenientes envolvidos neste processo.

Essa ação envolve a Comissão Local da Autoridade Portuária de Itajaí, que engloba as Comissões Locais de Autoridades nos Portos (CLAPS), integrada à Comissão Nacional das Autoridades nos Portos (Conaportos), e comitês técnicos.

Com a aproximação da Temporada dos Cruzeiros, prevista para dezembro deste ano, entre os dias 10/12/2022 até 26/02/2023, s escalas foram estabelecidas e organizadas entre a Superintendência do Porto de Itajaí (Autoridade Portuária), e Secretaria Municipal de Turismo e Eventos de Itajaí.

Durante a reunião, Evandro Neiva, Secretário de Turismo, apresentou as possíveis alterações que serão colocadas em prática, objetivando para facilitar a melhor reorganização do embarque, desembarque e trânsito de passageiros, assim como a mobilização dos veículos que servirão de transporte.

Neste ano, a Secretaria de Turismo bloqueou o Centreventos ao dispensar sete shows e seis formaturas. A intenção foi deixar o auditório, o anexo, o pátio e a estrutura interna do Centreventos livres, a fim de deixar o espaço 100% destinado desde o começo até fim das operações de navios.

“As duas companhias, MSC e Costa já estão confirmadas. Passam de 80 mil passageiros, em todas as escalas. É a primeira vez que as duas companhias de cruzeiro vão operar na mesma temporada, compartilhando espaço. É um alfandegamento do Centroeventos, mas 100% conectado ao Porto de Itajaí. Nunca iremos desvincular as duas coisas”, esclarece Evandro Neiva, Secretário de Turismo de Itajaí.

Toda a área coberta do Centreventos, tirando o segundo andar, possui cerca de 6 mil metros quadrados, que serão blindados e exclusivos para a temporada de cruzeiros que irá iniciar em dezembro.

O estacionamento também servirá de suporte para as vans, ônibus de embarque e desembarque, e operação da temporada.

Ainda de acordo com o Secretário de Turismo, duas visitas técnicas ao local de operação já haviam sido realizadas no ano passado, juntamente com o efetivo da Receita Federal.

O processo de alfandegamento, ainda está em discussão e andamento. De início, foi solicitado à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) a solicitação de permissão para realizar o alfandegamento.

Ao adquirir a sinalização da ANTAQ, ao qual autorizou a manutenção do alfandegamento do Centreventos, por meio da Receita Federal, foi dado início ao processo através do encaminhamento do projeto básico.