Educação Financeira é introduzida na Rede Municipal de Ensino de BC

Na próxima semana acontece a aula inaugural do Projeto Educação Financeira para o Ensino Fundamental em Balneário Camboriú. Em 2023 a Educação Financeira será trabalhada em sala de aula, com os alunos. Esse ano ela ocorre na Rede Municipal de forma transversal.

Para essa primeira fase o público alvo serão professores de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental e professores de Matemática do 6º ao 9º ano. Para que o assunto e planejamento fique bem explicado ao corpo docente, acontecerão quatro encontros ao longo do ano: dois neste primeiro semestre e dois no próximo, quando serão repassadas aos professores noções de Cooperativismo e Empreendedorismo; Economia Verde; Sustentabilidade; Consumo Consciente e Redução de Custos.

A proposta desse Projeto é, no geral, fazer com que os alunos reflitam sobre o uso do dinheiro. Para isso faz parte do planejamento trabalhar com alguns conceitos bastante abstratos, como o de valor de troca, preço, lucro, juros, inflação, mercado, capitalismo, entre outros. Conscientizar os alunos sobre a diferença entre valores financeiros e não financeiros, mostrando que algumas riquezas como amizade, convívio com amigos e familiares, diversão ao ar livre, e a Natureza são grátis, mas valem muito.