O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou nesta terça (15) que o Brasil já identificou dois casos de Covid-19 causados pela variante deltacron. Os casos foram diagnosticados no Pará e no Amapá.
Segundo Queiroga, “essa variante é uma variante de importância que requer o monitoramento”. O ministro também recomendou a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 como medida de proteção. A nova cepa do coronavírus é um híbrido da variante Delta e da Ômicron, como sugere o nome e foi identificada na França.
Em fevereiro, a OMS tranquilizou as pessoas sobre “efeitos de recombinação”. Segundo Maria Van Kerkhove, líder técnica da organização, “isso pode acontecer, mas pode ser um reflexo de uma melhor vigilância”.
Endemia
A possibilidade de o país flexibilizar o estado de emergência sanitária foi o assunto de uma reunião entre o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD – MG) e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nesta terça-feira (15). “Diante da sinalização, manifestei ao ministro preocupação com a nova onda do vírus, vista nos últimos dias na China. Mas me comprometi a levar a discussão aos líderes do Senado”, publicou o presidente do Senado em sua rede social.
Queiroga, que na semana passada, encontrou o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) para tratar do mesmo assunto, também deve se reunir com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, sobre o tema.