Portugal aprova lei que proíbe mensagens de empresas a funcionários fora do horário de trabalho

O parlamento de Portugal aprovou uma nova lei que proíbe as empresas de entrarem em contato com funcionários que estão em home office, após o fim da jornada de trabalho.

As empresas poderão contactar funcionários em casos excepcionais e justificados. Além disso, as companhias devem promover emcontro presencial a cada dois meses, obrigatoriamente, para evitar o isolamento dos empregados.

Entre as novas regras aprovadas pelo Partido Socialista, há uma obrigação das empresas em pagarem mais aos funcionários em gastos do home office como internet e eletricidade.

Para acabar com esse problema e proteger os empregados, o governo português pode multar as empresas que descumprirem a nova lei e perturbarem funcionários após o fim do expediente.

A decisão ocorre no momento de retomada das atividades presenciais em todo o mundo. No início da pandemia, grande parte das empresas permitiu que funcionários trabalhassem de casa para evitar a contaminação pela Covid-19. As informações são do site Olhar Digital.

Esse foi o primeiro contato de muitos funcionários e empresas com o home office, o que dificultou a imposição de regras sobre o regime. Várias pessoas dizem que o trabalho remoto é mais cansativo que o presencial, pois torna-se mais difícil estabelecer limites de horário para fazer funções particulares e profissionais que se misturam.