Santa Catarina se prepara para o Dia Estadual de Mobilização contra o Aedes aegypti

O ano de 2021 registra o maior número de casos já confirmados de dengue em Santa Catarina. Até o momento são 18.896 casos confirmados da doença. Número bem maior do que o do ano passado, quando foram registrados 11.376 casos durante todo o ano. Por isso, para alertar a população e para incentivar a eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, Santa Catarina se prepara para o Dia Estadual de Mobilização contra o Aedes aegypti, marcado para o dia 20 de novembro.

“O objetivo da data é sensibilizar a população no controle do Aedes aegypti, para que cada um faça sua parte, intensificando medidas de prevenção às doenças por ele transmitidas”, explica Ivânia Folster, gerente de zoonoses da DIVE/SC.

De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), foram identificados 50.321 focos do mosquito Aedes aegypti em 221 municípios, sendo que 118 desses são considerados infestados. “Esse cenário contribui para a manutenção e ampliação da transmissão da dengue no estado. Por isso, é tão importante eliminar locais com água parada”, complementa a gerente.