Bombinhas é o único município do litoral norte rankeado pela Green Destinations como destino turístico sustentável no Estado

Santa Catarina, conforme a Green Destinations,  possui quatro das oito cidades brasileiras que promovem ações culturais voltadas para a sustentabilidade de seus municípios: Forquilhinha, Bombinhas, Itá e Orleans. A fundação, com sede na Holanda conta com 100 rotas mundiais.

O ranking está em sua 7° edição, e busca destacar destinos que apresentem histórias inovadoras e eficazes que se entrelacem com o turismo sustentável e com as boas práticas de gestões locais como exemplos que inspiram.

Bombinhas

Para receber o certificado, o município de Bombinhas, por exemplo, idealizou um curso de formação sobre a cidade. Destinado para a comunidade e empresas, com foco em receber melhor os turistas e os visitantes ao município, o curso é dividido em tópicos, como hospitalidade, sustentabilidade, história e cultura. Aberto ao público desde 2o13, ficou conhecido como “Descobrindo Bombinhas”.

Forquilinhas

Turismólogos realizam tours guiados pela cidade, abrangendo assim as especificidades de cada lição. Já em Forquilinhas, a divulgação de que moradores e funcionários públicos do município realizam de forma voluntária a limpeza da cidade, ganhou destaque estadual.

Orleans

Após repercussão do caso, os mutirões chegaram a contar com a ajuda de até 80 pessoas. Em Orleans, foi criado o Movimento Orleans Viva – Guardiões da Montanha, com o objetivo de apoiar o ecoturismo, o turismo rural e a agricultura familiar sustentável da cidade.

A preocupação nasceu com a possibilidade de retorno da mineração de carvão no município. Através de ações educativas ambientais, que valorizam as belezas cênicas da cidade e incentivam o ecoturismo, a cidade recebeu o selo

 

Itá

Já em Itá, com o objetivo de resgatar e fortalecer a cultura e a tradição dos jangadeiros, o município realiza ações na sociedade que mantém viva essas tradições. O Museu do Balseiro e as reuniões anuais que acontecem com jangadeiros e familiares servem como exemplo disso.

Na cidade também há um restaurante chamado Flösen Haus, que tem pratos típicos preparados em jangadas, como nos tempos dos balseiros