Mais de 40 sacos de lixo são retirados do Parque Linear no mutirão de limpeza realizada no final de semana em Camboriú

Ação foi promovida pela a Fundação do Meio Ambiente (FUCAM) e pelo Instituto Rogério Rosa, em parceria com voluntários da comunidade
Cuidar do meio ambiente é responsabilidade de todos, por isso, a manhã de sábado, dia 25, em Camboriú foi marcada com o mutirão de limpeza e sensibilização no Parque Ecológico Cesino Bernardino, mais conhecido como Parque Linear, no bairro Santa Regina, que é uma bacia de detenção do Rio Camboriú. A ação foi realizada pela Fundação do Meio Ambiente (FUCAM) e pelo Instituto Rogério Rosa, em parceria com o Programa Protetor Ambiental (PROA) da Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil de Camboriú, Secretaria de
Agricultura e voluntários da comunidade e teve por objetivo de sensibilizar sobre a importância do parque para os municípios de Camboriú e de Balneário Camboriú.
“Sabemos da importância do Rio Camboriú para os dois municípios, por isso, juntos somos mais fortes. Nosso maior objetivo neste momento é sensibilizar as pessoas, de modo com que cada um faça a sua parte e lembre-se que todos precisamos da mesma água e do mesmo rio”, ressaltou o presidente da FUCAM, Valmor Dalago ao frisar que o município segue com ações pontuais que contribuem diretamente com o meio ambiente.
Cerca de 100 pessoas participaram do mutirão, que iniciou às 9h e terminou às 12h. A mobilização foi dividida em três grupos de limpeza, sendo uma na margem, uma na água e outra em toda a extensão do parque. Ao todo, foram retirados mais de 40 sacos de lixos e entre os matérias estavam: colchão, garrafas de vidro e pets, latas de cerveja e refrigerantes, embalagens, papel, plástico, baldes de plásticos, pneus, sacolas, mangueiras, entre outros.
“Esta é a primeira de muitas ações futuras que pretendemos realizar. Estamos muito felizes em participar desta mobilização integrada de conscientização, pois compreendemos que juntos podemos fazer a diferença. Agradecemos a todos os participantes, voluntários, que também demonstram que tem grande preocupação com o meio ambiente”, salientou Esther F. Gonzalez, coordenadora do Instituto Rogério Rosa e do Comitê ODS BC e coordenadora da Equipe do Bem da EMBRAED.