A vereadora Giovana Mondardo, do PC do B de Criciúma pretende entrar com denúncia no Ministério Público contra o prefeito Clésio Salvaro, acusando-o de homofóbico em razão de vídeo publicado nas redes sociais de Salvaro.
Na gravação, o prefeito Salvaro justifica a exoneração de um professor da rede municipal de ensino em razão de conteúdo inapropriado em sala de aula.
Além de confirmar a demissão, que foi justificada por nota oficial que se deu por ser contra as Diretrizes Curriculares, por meio do Plano de Ensino Unificado, o prefeito utilizou a palavra “viadagem” em seu discurso. “Por este motivo, estamos entrando com uma denúncia no Ministério Público contra o prefeito, pois é inadmissível que a homofobia seja tratada como opinião e que alguém que exerça o maior cargo público de uma cidade se porte desta maneira”, avalia a vereadora de Criciúma, Giovana Mondardo.
Entidades como o PCdoB, União Nacional LGBT, ABGLT, Mães pela Diversidade e a OAB Diversidade também se posicionaram contra as falas do prefeito e prometem acionar judicialmente o prefeito de Criciúma.