Família Schurmann sairá de Balneário Camboriú rumo a expedição “Voz dos Oceanos”

Balneário Camboriú será o ponto de partida da expedição Voz dos Oceanos, da família Schurmann. Eles partem do Terminal Portuário Marina Tedesco, no Molhe da Barra Sul, na tarde de domingo, dia 29 de agosto, com destino final na Nova Zelândia. A viagem deve durar dois anos e vai registrar a situação do resíduo plástico nos oceanos e buscar soluções inovadoras para a poluição marinha, como forma de conscientizar a população.

“Santa Catarina é nosso porto de partida há 37 anos, quando embarcamos na nossa primeira grande aventura até retornarmos como a primeira família brasileira a dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro. De lá para cá foram, até o momento, três expedições globais, sempre começando aqui no Estado, mas em cidades diferentes com as quais temos uma relação de respeito e carinho”, lembra Vilfredo Schurmann. “Para essa missão, a Voz dos Oceanos, vamos zarpar de Balneário Camboriú, cidade importante no mapa catarinense”, completa o Capitão do veleiro Kat.

Com apoio global do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a expedição Voz dos Oceanos é uma iniciativa do Brasil para o mundo, incluindo a produção de conteúdos audiovisuais para as mais diversas plataformas – entre elas, redes sociais e TV Globo. Para a equipe e parceiros da iniciativa, Balneário Camboriú apresentou os projetos Recicla BC e Lixo Fora d’Água como atores na conscientização e mobilização da sociedade para a causa oceânica.

Balneário Camboriú também está preparando caminho para se tornar referência na destinação de resíduos e poluição marinha com o projeto Lixo Fora d’Água, que reúne um conjunto de estudos e ações que visam identificar e combater as fontes terrestres, ocasionadas pela gestão inadequada de resíduos sólidos urbanos, que culminam na poluição das águas.

Sobre a Família Schurmann

Em 1984, Vilfredo e Heloisa Schurmann partiram de Santa Catarina, junto dos três filhos, com o objetivo de realizar o sonho de dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro. Na primeira grande aventura, os Schurmann velejaram por dez anos e, ao retornarem, passaram a ser conhecidos como a primeira família brasileira a dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro.

Entre as três expedições, a Família Schurmann percebeu a necessidade de um projeto voltado ao combate à poluição marinha, tendo se deparado, por exemplo, com duas ilhas inabitadas cobertas de lixo plástico nos anos de 1980 e 1990. Agora, com o apoio mundial do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), se preparam para mais uma missão, a expedição Voz dos Oceanos.