A Praia Central de Balneário Camboriú recebeu a visita de um grande grupo de golfinhos na tarde desta quinta-feira (29). Em atividade de rotina, a fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente (Semam) avistou mais de 50 golfinhos no mar, na altura da rua 3500.
Especialistas, que viram os animais por meio de um vídeo feito durante fiscalização, identificaram esses mamíferos como sendo da espécie de nome científico Stenella frontalis, conhecida popularmente como golfinho-pintado-do-Atlântico. O vídeo pode ser visto no Instagram da Prefeitura de Balneário Camboriú (@prefeituradebc) ou aqui.
De acordo com o professor doutor da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia da Univali, André Barreto, essa espécie costuma utilizar áreas um pouco mais afastadas, no meio da plataforma continental.
“É relativamente comum, mas não costuma vir para regiões rasas, perto das praias. Na semana passada, houve um registro de um grupo grande, parecido com esse, mas na Praia Brava. É possível que seja o mesmo, que está explorando a área e se alimentando dos peixes da região”, explica Barreto, que também é coordenador-geral do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), responsável pelos estados de Santa Catarina e Paraná. Segundo o professor, o golfinho-pintado-do-Atlântico é encontrado em boa parte da costa brasileira, mas é mais comum nas áreas mais quentes. A espécie costuma formar grupos grandes.