O selo verde surgiu com o objetivo de estimular fábricas e indústrias a terem práticas que não causem danos ao meio ambiente, como poluição, degradação de fauna e flora que afetem extinção de espécies.
O cemitério vertical de Balneário Camboriú tem capacidade para 377 lóculos, confeccionados em fibra de vidro, um sistema moderno e informatizado que possibilita o tratamento correto a todos os resíduos, assegurando que não haja contaminação do lençol freático, total ausência de odores e insetos indesejáveis. Segundo a empresa responsável pela administração do cemitério, eles possuem as certificações Selo Verde Araucária, correspondentes aos materiais utilizados nas placas de ecogranito e nas caixas corpárias e é monitorado constantemente, caso haja algum vazamento, prontamente um alerta é acionado para que as correções necessárias sejam feitas.
Regulamentado pela Lei Municipal nº 4159/18, o cemitério vertical, limita a utilização dos lóculos pelo prazo de três anos, sendo que ao término do período, os restos mortais serão trasladados para o ossuário coletivo ou, a critério de familiares, para um ossuário individual, cremação ou para túmulo que tenha concessão perpétua
Mais de 680 túmulos abandonados passaram pelo processo de exumação e um local específico foi construído para abrigar todo o material. Além disso, o cemitério ganhou um novo cruzeiro e velatório, que é um espaço para prestar homenagens.