Começou a época das geadas no Estado e agricultores agora podem saber com até cinco dias de atencedência a intensidade do fenômeno

Agora os catarinenses poderão saber com mais precisão, intensidade e a probabilidade de ocorrência de geada no Estado. O fenômeno poderá ser previsto com até cinco dias de antecedência. Além de mostrar em três mapas: probabilidade média, máxima e mínima de ocorrência e é o único sistema do país a oferecer a previsão do fenômeno para três intensidades: geada, geada moderada a forte e geada forte.

Essa ferramenta da Epagri/Ciram, empresa do Estado que faz a previsão do tempo, atende demanda dos agricultores catarinenses que agora podem se programar melhor para minimizar prejuízos causados nas lavouras. Ângelo Massignam, gerente da Epagri/Ciram, explica que a geada é um fenômeno importante para a agricultura catarinense, pois sua janela de ocorrência determina os prazos ideais de plantio das principais culturas agrícolas. Além disso, por sua localização geográfica e relevo, Santa Catarina é bastante suscetível à ocorrência.