Confira a entrevista com o ex-ministro e Deputado Federal Osmar Terra

O Deputado Federal Osmar Terra(60) em entrevista ao Jornal da Manhã falou sobre a pandemia, imunidade de rebanho, vacina e reinfecção.

“A imunidade de rebanho está mais perto”, disse o deputado Osmar Terra, médico e ex-ministro. Nos 16 estados onde número de óbitos é baixo,comparado com 11 estados onde,infelizmente, aumentou nas últimas semanas, há uma proporção 20% maior de pessoas que já foram infectadas(p letalidade média de 0,27%).Isso significa que eles estão mais próximos da imunidade de rebanho.

Segundo Terra, o pico da curva de internações da Covid,no Brasil,foi no final de abril como mostra o gráfico do MS.O que está acontecendo, afirmou ele, é uma queda mais lenta do que o esperado,dessas internações. Mas tende a ir para a imunidade de rebanho e acabar com o surto antes do resultado das vacinas.

Ele ressalta que o contágio do vírus não respeita isolamento nem decreto de governador. “É mais fácil contaminar pessoas agrupadas em ambientes fechados do que não. Ele já contamina mais quem fica em casa,do que quem sai para trabalhar, ou caminhar nas ruas e nas praias”.

Não mudou nada. Eu tenho experiência. Toda epidemia tem risco de vida, morrem pessoas. Eu passei por cinco pandemias, quatro delas muito piores do que essa. Nunca subestimei a doença. O que sempre critiquei foi o “lockdown”. Defendi, e defendo, que trancar as pessoas em casa não adianta nada, como não adiantou agora.

“Grupo de risco deve ficar isolado. Eu sou grupo de risco e, mesmo assim, fiz minhas atividades. Só não me expus gratuitamente. As pessoas devem tomar todos os cuidados: manter distanciamento, lavar as mãos, usar álcool em gel. E ainda bem que mais da metade da força de trabalho do Brasil nunca parou. Se tivesse parado, todo mundo teria morrido de fome,” comentou.

Para Osmar Terra, o Brasil já  passou de 60% da população com imunidade, ou seja, “creio que 60% da população já se contaminou. Isso significa que já estamos chegando na imunidade de rebanho”.

“Todos queremos uma vacina segura” disse Terra. No dia 19 de dezembro, o presidente Jair Bolsonaro assinou a liberação de R$ 20 bilhões para a compra de vacinas para a Covid-19 e agora a aprovação da Anvisa é que garantirá a eficácia dela.

REINFECÇÃO NA COVID-19

“Os apocalípticos tentam te assustar com a epidemia eterna”. Não acredite! Os 30 casos prováveis de reinfecção no mundo não são nada diante de centenas de milhões de infectados que já curaram e ficaram imunes. A Pandemia termina com a imunidade de rebanho”, concluiu.