O ano letivo de 2021 inicia em muitas cidades catarinenses a partir desta segunda-feira (8) com o retorno presencial das atividades de ensino.
Aos poucos, as redes estadual, municipal e privada de Santa Catarina começam a divulgar o planejamento para o calendário ainda em meio à pandemia do coronavírus, que fez as unidades de ensino fecharem em março do ano passado.
Alguns municípios poderão ter o início do ano letivo em datas diferentes em função da situação da Covid-19 nas regiões. Em Blumenau, no Vale do Itajaí, 124 instituições de ensino retornaram nesta manhã. Em Joinville, no Norte, 87 escolas e 73 Centros de Educação Infantil (CEIs) reabriram. No Sul, apenas alunos das creches de Criciúma voltaram para as atividades nesta segunda.
Em Florianópolis, o retorno está previsto para quarta-feira (10). Já as unidades de educação de Chapecó e Lages devem reabrir apenas na próxima semana.
A volta às aulas poderá ser em três formatos diferentes, com atividades 100% pela internet, como foi durante 2020, 100% presencial no modelo tradicional ou um formato híbrido, com revezamento entre momentos na escola e outros em casa, com atividades online.
Cada município pode escolher a maneira como as escolas vão atender neste início de ano letivo, desde que sigam as medidas gerais determinadas pelo Estado.
O retorno às escolas foi autorizado com base em uma série de regras sanitárias definidas pelo governo estadual e aplicadas pelos municípios.
Quando voltam as aulas em Santa Catarina?
Rede estadual: As aulas iniciam no dia 18 de fevereiro.
Rede municipal: Cada prefeitura tem a liberdade para decidir a data de retorno. Blumenau e Joinville, por exemplo, voltarão a receber os alunos nesta segunda-feira (8). Em Florianópolis, o ano letivo começa na quarta-feira (10), porém de forma 100% digital. Os alunos vão voltar para a sala de aula somente daqui um mês, no dia 10 de março, em modelo misto.
Rede privada: Embora algumas escolas já tenham retornado, a volta oficial ocorre nesta semana, entre os dias 8 e 9.
Todos os pais são obrigados a mandar os filhos para as escolas?
Presencialmente, não. A obrigatoriedade é fazer com que os filhos estejam matriculados e participando das aulas através de um, dos três formatos de ensino oferecidos em Santa Catarina em 2021.