A Assembleia Ordinária da Federação Catarinense de Municípios (FECAM) de quinta-feira (30/1), em Florianópolis, celebrou a eleição e a posse da nova diretoria para o mandato janeiro 2020/janeiro 2021. Prefeitos, lideranças políticas, representantes de entidades participaram do ato no auditório da Federação das Associações Empresariais de SC (FACISC).
Indicado em uma chapa de consenso entre os prefeitos e prefeitas das Associações dos Municípios do Estado, o prefeito de Caçador Saulo Sperotto (PSDB) é o novo presidente da entidade. Ele substitui o atual mandatário, Joares Ponticelli (PP), prefeito de Tubarão. Assim, a FECAM mantém a tradição de revezamento de partidos no comando diretivo da entidade. Nos últimos anos, foi liderada por prefeitos do PSD, PMDB, PP e, agora, PSDB. Sperotto já presidiu a FECAM anteriormente, na gestão de 2010/11. Ao eleger uma chapa única, a FECAM demonstra mais uma vez unidade em prol do municipalismo catarinense.
Ponticelli agradeceu o respaldo dos gestores do municipalismo catarinense durante o mandato de 2019, reforçando que foi um período de grandes conquistas. “Entregamos o comando da nossa entidade em uma chapa de consenso que respeitou a tradição da Federação, a alguém que tem a estatura e o comprometimento para fazer ainda mais para o municipalismo catarinense”, disse Ponticelli referindo-se ao prefeito Saulo Sperotto que assume a nova gestão junto com outros 20 colegas prefeitos catarinenses. Mesmo ausente (em viagem particular) Sperotto enviou mensagem, agradecendo a confiança dos colegas prefeitos e reforçando o sentimento de ação municipalista. “É preciso que preservemos as instituições para que trabalhem em prol dos municípios, que hoje precisam de muito mais do que apenas recursos, precisam de gestão, de compreensão, de entendimento e de interlocução entre os poderes, e esse é o meu compromisso para a gestão de 2020”, afirmou.