Brusque realiza primeira cirurgia robótica oncológica pelo SUS em Santa Catarina

Procedimento foi realizado em paciente de São João Batista, encaminhado pela regulação estadual, e marca um avanço no acesso à tecnologia robótica para pacientes oncológicos

Brusque entrou para a história da saúde catarinense ao realizar a primeira cirurgia robótica oncológica pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina. O procedimento foi realizado no Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux – Hospital Azambuja, em parceria com o Governo do Estado.

A cirurgia consistiu em uma lobectomia pulmonar, procedimento para retirada de parte do pulmão de um paciente com câncer. Morador de São João Batista, o paciente foi encaminhado pela Central de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde e recebeu alta apenas dois dias após a operação.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, a conquista é resultado do trabalho de fortalecimento da rede hospitalar catarinense. Ele destaca que a recente habilitação do Hospital Azambuja para atendimento oncológico permitiu a ampliação dos serviços e a incorporação de novas tecnologias, como a cirurgia robótica.

O procedimento foi conduzido pelos cirurgiões torácicos Dr. Eduardo Ballester e Dr. Ramon Mendes. Coordenador da cirurgia robótica do Hospital Azambuja, Ballester afirma que a iniciativa servirá como experiência para avaliar a ampliação do acesso à tecnologia para pacientes oncológicos atendidos pelo SUS.

A cirurgia robótica é considerada uma das técnicas mais avançadas da medicina atual, oferecendo maior precisão, menor trauma cirúrgico, redução do sangramento e recuperação mais rápida. Para especialistas, a adoção da tecnologia pode representar um importante avanço na qualidade da assistência oncológica em Santa Catarina.

A ação contou ainda com o apoio da Strattner, distribuidora do robô Da Vinci no Brasil, e da Jomhédica Distribuidora de Materiais Médicos.

Visited 3 times, 3 visit(s) today