A Águas de Camboriú dá mais um passo rumo à modernização do sistema de abastecimento. Após o sucesso da implantação da telemetria, realizada no último ano, o município foi escolhido para receber o sistema Quatium, uma plataforma de gestão inteligente baseada em Gêmeo Digital. A tecnologia tem o objetivo de melhorar ainda mais a eficiência e sustentabilidade no uso da água.
Desenvolvido pela startup espanhola Qatium, o sistema funciona como um “cérebro inteligente” das redes de distribuição de água. Utilizando sensores instalados de forma estratégica pelo sistema (como boosters, reservatórios e pontos críticos de pressão), a plataforma recebe dados em tempo real e os replica em um ambiente virtual.
Conforme Josias Enrik Garcia, coordenador de operações da concessionária Águas de Camboriú, esse modelo digital permite simular, prever e analisar o comportamento do sistema, promovendo tomadas de decisão mais rápidas e eficientes.
“O Quatium é uma tecnologia que antecipa o futuro”, explica. “Com ele, conseguimos prever situações como a redução do nível de um reservatório ou o risco de falha em uma bomba, e assim agir antes que um problema afete o fornecimento de água à população”, completa Josias.
Além de melhorar o monitoramento em tempo real, o sistema permite otimizar o desempenho operacional, reduzir perdas de água, economizar energia e minimizar riscos. Na prática, com a ajuda de Inteligência Artificial, o sistema acaba trazendo maior confiabilidade no abastecimento, mesmo em períodos de alta demanda ou eventos críticos.
“Estamos falando de um avanço que une inovação tecnológica e responsabilidade ambiental. Essa é uma ferramenta que apoia o desenvolvimento sustentável do município”, completa o coordenador.
[20/02/2026, 09:26:49] Fabiany Smania: teu ao vivo
